Exército lança conteste comemorativo | Seja Radioamador

Para comemorar o aniversário de 100 anos da criação da sua Escola de Comunicações (EsCom)

O Exército Brasileiro lançou oficialmente o 1º Concurso Verde-Oliva de Comunicações (CVO), conteste "destinado ao congraçamento entre as Organizações Militares (OM) do Exército Brasileiro e os radioamadores cadastrados no banco de dados da EsCom" e "adestrar as diversas OM do Exército no emprego dos equipamentos rádio HF de sua dotação atual". Não confundir com o tradicionalíssimo CVA, ou Concurso Verde e Amarelo, também promovido pelo EB, mas que acontece em Agosto.

Segundo o regulamento, que pode ser baixado aqui, o CVO acontecerá entre 01 e 04 de julho de 2021 para as estações do EB. Para os radioamadores, ele acontecerá entre 10:00 do dia 01 às 10:00 do dia 04 de julho, sempre utilizando o horário de Brasília. As bandas utilizadas são as tradicionais: 80, 40m, 20m, 15m, e 10m. O concurso é dividido entre FONIA e CW, e cada modo é subdividido nas três classes de COER, A, B e C. Assim, todos os radioamadores poderão concorrer aos prêmios oferecidos aos vencedores.

As estações do EB utilizarão as respectivas frequências permitidas para uso, e elas estão descritas no regulamento. Como estão fora das faixas de radioamador, nós não poderemos utilizá-las pois são restritas ao EB. Porém, as estações do EB que também possuírem estação de radioamador licenciada poderão falar com os radioamadores e inclusive darão direito a pontuação diferenciada.

Importante destacar que só poderão participar do concurso as estações de radioamador cadastradas no banco de dados da EsCom. A relação dessas estações pode ser encontrada em http://cvadx.org/home/raeb-lista/. A novidade é que qualquer radioamador licenciado poderá inscrever-se e assim estar habilitado para participar do certame. A forma de inscrição pode ser encontrada no regulamento do concurso, acima.

Maiores informações podem ser encontradas no regulamento.

Parabéns ao Exército Brasileiro por mais esta iniciativa de estreitamento de laços entre as Forças Armadas e o radioamadorismo!

Fonte: http://www.escom.eb.mil.br/informacoes/399-1-concurso-verde-oliva-de-comunicacoes

Por Alisson, PR7GA

Previous Post Next Post