Balun, Unun... Você sabe o que é? | Seja Radioamador

Balun, Unun... Você sabe o que é?

Radioamadorismo Matérias Ciência Balun

Vamos falar um pouco sobre esses Transformadores de Linha de Transmissão (TLT), comumente conhecido como Baluns e Ununs.

(Essa matéria foi adaptada do artigo do Professor Jolibel Alves de Andrade, PY7BEL, conhecido pela construção do Super Balun Bel.)

Já há algumas décadas, ouvimos em bate-papos, principalmente nos “quarentão” (apelido da faixa dos 40 metros ‘7.1 Mhz’), opiniões diversas sobre a utilização de baluns. Primeiramente; o que é um balun? A palavra balun é uma contração das palavras inglesas BALANCED – UNBALANCED, ou seja, BALANCEADO – DESBALANCEADO.

balunbel

Super Balun Bel

Mas para que servem? Bem, neste artigo, tentaremos ser o mais prático e objetivo possível.

O balun é utilizado para “casar” qualquer antena simétrica com o cabo coaxial que é assimétrico; o cabo coaxial é assimétrico pois seus dois condutores – o pólo vivo e a malha – (Não, não é positivo e negativo o cabo coaxial) – não são iguais fisicamente. Um exemplo de linha simétrica é uma fita de TV de 300 ohms, cujo os dois condutores são iguais.

unnamed

Linha aberta de TV.

A saída de RF de um transceptor atual, é assimétrica (o lado da malha do conector é aterrado e o polo vivo não é.); o cabo coaxial é assimétrico como o transceptor. Mas quando chegamos à antena (dipolo, Yagi, V Invertido, etc ) verificamos que a maioria delas é simétrica, ou seja, os dois “braços” são iguais.

dipolopy1sr vintertido

Antena Yagi de 3 elementos para 10m, Dipolo para 10/40m e V invertido.

Se alimentarmos diretamente a antena simétrica com uma linha assimétrica (cabo coaxial), de início teremos uma distorção no lóbulo irradiado como podemos observas nas figuras 1 e 2

lobulo

Lóbulo de Irradiação da antena sem e com balun

Outra vantagem oferecida pelo balun é a eliminação ou pelo menos a atenuação da irradiação pela malha do cabo coaxial, tornando parte da antena; Esta vantagem se reflete na eliminação ou diminuição da famigerada TVI.

Uma terceira vantagem, é que o Balun mantém os dois lados da antena ‘CURTO-CIRCUITADOS’ no que se referente à corrente contínua. Partindo do princípio que o transceptor está aterrado (como todos manuais indicam), a eletricidade estática não se acumula no lado da antena que estaria ligado ao polo vivo do coaxial (o que ocorre por exemplo em um dipolo sem balun), vindo a se descarregar através do balun, malha e terra, sem “injetar” níveis de tensão perigosos no interior do seu transceptor.


Se você procura por Baluns e Ununs de qualidade e fabricação nacional?

O Bel, PY7BEL a mais de 20 anos ele comercializa Baluns e Ununs sobre encomenda em diversas características de transformações: 1:1, 2:1, 4:1, 6:1 e 9:1 e potencias suportando 1000 watts, 1500 watts e 2000 watts. Se estiver interessado em adquirir os SUPER BALUN BEL, você pode estar entrando em contato com ele via WhatsApp

Em um próximo artigo vamos tratar sobre os diversos tipos de Baluns e Ununs e suas aplicações.

Não pare de descobrir o radioamadorismo, até a próxima!

Samuca, PY1SR

Previous Post Next Post